A alimentação balanceada é de suma importância para a manutenção da saúde e, quando aliada à adequação do estilo de vida, seus efeitos são ainda mais benéficos.
Contudo, diversos alimentos podem ajudar a prevenir doenças, especialmente as crônicas, assim como podem contribuir com o tratamento de questões já instaladas. Portanto, incluí-los na rotina pode ser uma estratégia valiosa para a melhora da saúde e da qualidade de vida.
Neste artigo, trouxemos uma lista de 9 alimentos dessa natureza, que ajudam a prevenir doenças e podem complementar tratamentos.
Você também pode gostar de ler sobre 7 passos para desinflamar o corpo.
Confira a lista dos alimentos:
-
Brócolis:
- Rico em sulforafano, um composto que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e ajuda a reduzir distúrbios metabólicos, além de potencialmente contribuir na prevenção de certos tipos de câncer.
-
Cúrcuma (Açafrão-da-terra):
- Contém curcumina, um potente antioxidante e anti-inflamatório que ajuda na redução da inflamação crônica, melhora da função cerebral e mitocondrial, ajudando na prevenção de doenças neurodegenerativas.
-
Alho:
- Possui alicina, um composto bioativo que melhora a função imunológica, tem propriedades antimicrobianas e antifúngicas e pode ajudar a prevenir diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.
-
Chá Verde:
- Rico em catequinas que ajudam nas funções e integridade do fígado, rim, coração, na deficiência de memória relacionada à idade, e ajuda a prevenir doenças cardíacas por seus efeitos anti-hipertensivo e anticoagulante.
-
Frutas Vermelhas (como mirtilos, framboesas e morangos):
- Contêm antocianinas e outros antioxidantes que podem ajudar a combater a inflamação, proteger contra doenças cardiovasculares e prevenir o declínio cognitivo.
-
Sementes de Linhaça:
- Fonte rica de ácidos graxos ômega-3, lignanas e fibras, que têm efeitos neuroprotetores, melhoram a saúde intestinal e têm efeitos anticancerígenos.
-
Gengibre:
- Contém gingerol, que tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antieméticas e anticâncer,sendo utilizado para aliviar náuseas, mitigar a permeabilidade intestinal e ajudar na redução de dores musculares e articulares.
-
Aveia:
- Rica em beta-glucana, uma fibra que pode ajudar na função intestinal, melhorar a resposta imunológica e ajudar no controle glicêmico,ajudando a prevenir o diabetes tipo 2 e potencializando cuidados no diabetes tipo 1.
-
Tomate:
- Contém licopeno, um antioxidante que pode ajudar na proteção contra doenças crônicas e cardiovasculares, além de prevenir certos tipos de câncer, como o câncer de próstata.
Como consumir com segurança?
Certamente, você já está pensando em incluir esses itens no seu dia a dia, afinal, os benefícios são muitos! Mas como consumir esses alimentos que ajudam a prevenir doenças e podem complementar tratamentos com segurança?
A primeira coisa que precisamos ressaltar é que nem mesmo o melhor dos alimentos deve ser consumido em excesso, assim como, em nenhuma quantidade, ele será capaz de sozinho lhe manter saudável ou resolver qualquer problema de saúde.
O estilo de vida adequado, que inclui, além da alimentação equilibrada, hábitos como a prática regular de atividade física, o sono de qualidade, a gestão do estresse e a redução da exposição a toxinas, é a base para a prevenção de doenças e a recuperação e manutenção da saúde.
E outro ponto a ser ressaltado é a importância do acompanhamento médico e nutricional para verificação de suas necessidades individuais e adoção de estratégias específicas para as suas condições.
Consumir esses alimentos já é valioso, mas é possível que você precise se valer de nutracêuticos em doses e combinações específicas para melhores resultados. E somente um profissional de saúde pode ajudar nisso!
Toque aqui para acessar outros conteúdos do Blog SOBRAF e entender mais sobre saúde e qualidade de vida. E não deixe de acompanhar nossa comunidade no Instagram!