A importância de um sono de qualidade

A importância de um sono de qualidade

Dormir é um ato essencial, uma necessidade biológica do ser humano.

Entretanto, muito se discute a respeito do correto número de horas ou até mesmo sobre a hora certa para dormir e acordar, a fim de garantir um sono de qualidade.

Uma base importante para um sono de qualidade é o respeito ao ciclo circadiano, também chamado de ritmo circadiano, o mecanismo responsável por regular as ações do organismo humano de acordo com o dia e a noite.

Respeitar o ritmo circadiano é fundamental para a qualidade de vida.

Segundo um estudo, a exposição à luz durante a noite prejudica a produção de melatonina, encurtando sua duração em cerca de 90 minutos. Além disso, a luz ambiente apresenta efeitos significativos sobre os níveis de melatonina no organismo, afetando não somente a quantidade, mas também a qualidade do sono desse indivíduo.

Isso significa que, até no máximo 23 horas, devemos nos preparar para deitar em um ambiente tranquilo e completamente escuro para obter um sono de qualidade.

Ao longo deste artigo, você compreende um pouco mais a respeito da importância da qualidade do sono e a prevenção para o desenvolvimento de possíveis patologias. Confira.

Afinal, o que é um sono de qualidade?

Além de ser uma necessidade biológica, ter um sono de qualidade pode ser a chave para uma longevidade mais saudável. É o que afirma a American Academy of Sleep Medicine.

Para que isso aconteça, é necessária a adoção de hábitos saudáveis relacionados à alimentação, gerenciamento de estresse, prática de exercícios e respeito ao ritmo circadiano, conforme citado anteriormente.

Durante o dia, o ciclo circadiano trabalha para enviar sinais ao cérebro com o objetivo de manter o corpo alerta e em funcionamento. Da mesma forma, à noite, o seu trabalho é preparar o corpo para o repouso.

Por conta disso, manter ambientes internos iluminados ou até mesmo aproveitar a luz do sol contribui para esse processo.

Segundo um estudo, realizado em adultos mais velhos, 2 horas de exposição solar aumentam a eficácia do sono em 80% e a sua quantidade em 2 horas.

Outro hábito importante, que contribui para um sono de qualidade é a alimentação que, através de uma dieta balanceada e apropriada para cada organismo, garante o bem-estar e supre todas as necessidades diárias do indivíduo.

De acordo com um estudo, o consumo de alimentos muito próximo ao horário de dormir, afeta a qualidade do sono de indivíduos considerados saudáveis. Além disso, é necessário evitar, principalmente nesse horário, alimentos processados, com muito açúcar ou gordura.

Outra pesquisa, realizada em homens, complementa a informação acima citada. Os resultados apontam que um sono de má qualidade influencia para o aumento da fome e da ingestão de alimentos no dia seguinte.

O que a má qualidade do sono pode causar?

Você questiona seus pacientes a respeito da qualidade do sono?

Cada vez mais essa pergunta tem se tornado essencial para avaliar o estado de saúde de pessoas em todo o mundo.

É claro que as necessidades de sono de cada pessoa são únicas, bem como a sua rotina, sua alimentação e seus hábitos relacionados à saúde.

Por conta disso, não existe uma fórmula exata a respeito do número de horas adequado para que se tenha uma boa noite de sono, mas sim, hábitos que possibilitem que esse momento seja de qualidade, e não somente focado em quantidade.

Segundo um recente estudo, publicado na Revista Brain, a má qualidade de sono representa um papel no desencadeamento de distúrbios cognitivos e neurodegenerativos, como por exemplo o Alzheimer – que é considerado a principal causa do declínio cognitivo em adultos mais velhos, além de contribuir para cerca de 70% dos casos de demência. 

Segundo os pesquisadores, o sono insatisfatório, além de ser um sintoma comum da doença, também possui a capacidade de acelerar a sua progressão.

Além disso, dados do estudo sugerem a identificação de um “ponto ideal” para definir o tempo total de sono, considerando que tempos de sono curtos demais ou longos demais foram associados a um pior desempenho cognitivo. Essa relação ocorre devido à má qualidade do sono e não somente à sua quantidade, como anteriormente citado.

Outra consequência da falta de sono é o aumento da inflamação do corpo, que está associada a doenças inflamatórias do intestino, que causam o aumento do risco de desenvolvimento dessas condições.

De acordo com uma análise, realizada em pacientes com doença inflamatória intestinal (DII), foram encontradas evidências da correlação entre fragmentação ou distúrbios do sono com o aumento do risco de surto para a DII.

Nesse sentido, é possível perceber que a falta de sono impacta direta e negativamente a qualidade de vida do indivíduo, podendo agravar as condições já sofridas por ele.

Quando o corpo sofre com a falta de sono, ele coloca as funções corporais em alerta máximo, causando a produção de hormônios do estresse que, de acordo com um estudo, podem ser exacerbados, já que o sono de qualidade é responsável por regular a resposta do corpo ao estresse.

A falta de descanso necessário para a promoção da qualidade de vida também é responsável pelo agravamento de distúrbios mentais, como a depressão.

De acordo com um estudo, a condição mais associada à insônia, dentre os transtornos psiquiátricos, é a depressão. Conforme os pesquisadores, 90% dos pacientes, com quadro de depressão clinicamente comprovado, apresentam a falta de sono como uma queixa presente.

A importância do sono de qualidade para uma longevidade saudável

Como pudemos ver até aqui, a falta de um sono de qualidade pode acarretar em consequências extremamente nocivas para a saúde e qualidade de vida do ser humano.

Além de proporcionar o descanso necessário, obter um sono de qualidade pode trazer benefícios à longo prazo, como por exemplo a manutenção do sistema imunológico, auxiliando na proteção do corpo contra possíveis ataques, ou até mesmo o gerenciamento de estresse, afinal, estar descansado para enfrentar a rotina de trabalho com energia e disposição facilita a realização de tarefas cotidianas.

Segundo um estudo, o hormônio cortisol, produzido durante o sono, exerce grande influência sobre sistemas cerebrais cognitivos.

Dados do estudo apontam para a importância da regulação das horas de sono para que o indivíduo apresente-se mais concentrado e com melhores níveis relacionados a memória.

Dormir bem é essencial para a saúde do corpo e da mente do ser humano, sendo o sono de qualidade um grande contribuinte para a promoção de uma longevidade mais saudável.

Por conta disso, cabe ao profissional médico o indispensável papel de preocupação a respeito da qualidade do sono de seus pacientes, bem como a instrução para que esse momento ocorra.