CANCER DE PRÓSTATA – Prevenir é o melhor cuidado.

CANCER DE PRÓSTATA – Prevenir é o melhor cuidado.

Câncer de próstata: prevenção se constrói no presente

O mês de novembro é marcado pela campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata, a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão.

Neste artigo, trazemos esclarecimentos sobre estudos científicos que mostram medidas de prevenção da doença.

Para saber mais, siga a leitura.

Prevenção do câncer de próstata é alvo de estudos ao redor do mundo

A próstata é a glândula responsável por produzir e armazenar fluido que relaciona-se à produção do sêmen e está envolvida na regulação do controle da bexiga.

O câncer de próstata, por sua vez, é caracterizado pelo crescimento descontrolado de células malignas na próstata. 

Com o avanço da medicina e a detecção precoce do tumor (antes de apresentar sintomas) o tratamento oferece mais de 95% de chances de cura.

No entanto, como sempre ressaltamos em nossos conteúdos, precisamos estimular práticas que atuem de forma preventiva na saúde da população. 

Afinal, como sabemos, promover a saúde sempre será a melhor opção.

Atualmente, diversos estudos científicos apontam caminhos para uma vida saudável, que  estimulam a prevenção da doença através da adoção de hábitos simples, que devem ser adotados diariamente .

Falaremos sobre eles a seguir.

Alimentação está diretamente relacionada ao câncer de próstata, afirmam estudos recentes

Os dados de um estudo conduzido em Montreal entre 2005 e 2012 serviram para uma pesquisa liderada pela Professora Marie-Élise Parent do Institut National de La Recherche Scientifique (INRS), a qual demonstrou uma ligação direta entre alimentação e câncer de próstata.

A análise baseou-se em três perfis dietéticos principais: 

  1. Dieta saudável: participantes que mantinham uma alimentação rica em frutas, vegetais e proteínas vegetais como tofu e nozes.
  2. Dieta ocidental com excesso de sódio e ingestão de álcool: nestes participantes, há um aumento no consumo de carne e bebidas como cerveja e vinho.
  3. Dieta ocidental rica em açúcar: alimentação rica em massas, pizzas, sobremesas e refrigerantes açucarados.

O estudo levou em consideração idade, etnia, educação, história familiar e data do último exame de câncer de próstata.

Os pesquisadores encontraram uma ligação entre a dieta saudável e a menor incidência de câncer de próstata. Por outro lado, uma dieta ocidental com doces e bebidas foi associada a um risco mais alto e parecia ser um fator para o desenvolvimento de formas mais agressivas de câncer. 

“Por muito tempo, suspeitamos que a dieta pudesse desempenhar um papel no desenvolvimento do câncer de próstata, mas era muito difícil apontar os fatores específicos”, disse o professor Parent. “Este estudo é significativo porque examina os hábitos alimentares como um todo. Nós descobrimos evidências que, esperamos, possam ser usadas para desenvolver estratégias de prevenção do câncer de próstata”. 

Exercícios físicos e saúde: qual a relação com o câncer de próstata?

Pesquisadores da Suécia descobriram uma provável explicação sobre como os exercícios ajudam a desacelerar o crescimento do câncer em camundongos: a atividade física altera o metabolismo das células T do sistema imunológico e melhora sua capacidade de atacar as células cancerosas. 

“A biologia por trás dos efeitos positivos do exercício pode fornecer novos insights sobre como o corpo mantém a saúde, bem como nos ajudar a projetar e melhorar os tratamentos contra o câncer”, disse Randall Johnson, professor do Departamento de Biologia Celular e Molecular, Karolinska Institutet, e o autor correspondente do estudo.

O horário da prática de atividades físicas pode influenciar na prevenção do câncer de próstata 

De acordo com um estudo recente publicado no International Journal of Cancer, aqueles que praticam exercícios regularmente pela manhã (entre às 8h e 10h) apresentam menor risco de desenvolver câncer, principalmente de mama e de próstata.

O motivo? De acordo com a pesquisa, a prática de exercícios noturnos pode interferir no ritmo circadiano do seu corpo. Como aponta a literatura científica, interrompê-lo regularmente pode aumentar o risco de certos problemas de saúde, como câncer.

Os exercícios matinais, entretanto, podem ajudar a acertar o relógio biológico e, como resultado, reduzir os riscos à saúde (como o câncer).

Câncer de próstata e maior incidência em homens negros: vigilância ativa pode prevenir a progressão da doença.

Homens negros apresentam risco de duas a três vezes maior que o restante da população masculina, bem como o dobro da probabilidade de morrer por conta do câncer de próstata. Além disso, a ocorrência desse tipo de câncer nos homens brancos acontece em geral a partir dos 50 anos, ao passo que em negros se dá entre cinco e dez anos mais cedo.

O câncer de próstata geralmente apresenta crescimento lento. A doença de baixo risco pode não precisar ser tratada imediatamente – ou, em alguns casos, não exige intervenção.

Em vez disso, um médico pode recomendar vigilância ativa – monitorando de perto a progressão da doença com exames de sangue do antígeno específico da próstata (PSA), exames de próstata retal digital e biópsias – para evitar o tratamento excessivo e os efeitos colaterais associados causados ​​por cirurgia, quimioterapia e outros tratamentos.

A vigilância ativa é a opção de tratamento preferida para muitos homens com câncer de próstata de baixo risco, a fim de evitar ou retardar os efeitos colaterais dos tratamentos definitivos. O que a recente pesquisa aponta é que homens afro-americanos não devem ser excluídos dos protocolos de vigilância ativa.

Sempre consulte o seu médico para obter mais informações a respeito de assuntos relacionados à sua saúde.