Crianças saudáveis de hoje, adultos saudáveis de amanhã

Crianças saudáveis de hoje, adultos saudáveis de amanhã

Reflita sobre o seguinte questionamento: Hoje, dia 12 de outubro, qual o melhor presente que uma criança poderia receber?

Se você pensou em um tablet, smarthphone, casa de bonecas ou videogame, está 
equivocado(a).  

É verdade, crianças gostam e necessitam de estímulos para o pleno desenvolvimento físico e mental. 

No entanto, o maior presente que um pequeno(a) pode receber é o fomento de hábitos saudáveis em sua rotina. 

Atualmente, diversos estudos* demonstram que os primeiros mil dias a vida de uma criança (primeiro dia de gestação até os 2 anos de idade) são decisivos em sua trajetória. 

Uma alimentação adequada durante a gestação, associada ao aleitamento materno, à correta introdução da alimentação complementar e à manutenção de bons hábitos alimentares, são requisitos básicos para o crescimento e desenvolvimento infantil. 

São esses cuidados que ajudam a garantir um futuro no qual as habilidades cognitivas, motoras e sociais estimularão a saúde e o potencial máximo do adulto.

Além disso, um estudo** realizado em 2012 buscou rastrear as razões do envelhecimento bem-sucedido em treze (13) países europeus, com uma amostra de 22.464 homens e mulheres. Através da metodologia aplicada, foi possível observar que a adoção de bons hábitos de saúde na infância foi um dos fatores mais decisivos para o envelhecimento bem-sucedido.

Neste dia tão especial, não se esqueça: estimular hábitos saudáveis nas crianças é um presente que se permeia por toda a vida.  

Fonte*: { Primeiros Mil Dias – Disponível em: https://bit.ly/3nvVAkD } 
Fonte**: { PubMed – Disponível em: https://bit.ly/34uCzWT }