
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil. Entre 2023 e 2025, estima-se a ocorrência de mais de 70 mil novos casos por ano, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, tem grandes chances de cura.
Mesmo com os avanços na medicina, o preconceito e a falta de informação ainda são barreiras para a prevenção. Muitos homens ainda evitam consultas regulares ou exames por medo, tabu ou desinformação.
Na fase inicial, o câncer de próstata pode ser assintomático. Quando surgem, os sintomas mais comuns incluem:
Por isso, a prevenção é essencial. A partir dos 50 anos (ou 45, se houver histórico familiar), os exames de rotina devem fazer parte do cuidado com a saúde.
🔹 Prevenção
Estimular a realização de exames regulares, combater os tabus relacionados à saúde masculina.
🔹 Apoio
Criar espaços seguros de escuta, oferecer acolhimento para quem está em tratamento
🔹 Atenção contínua
Cuidar da saúde não é só uma ação pontual. Ter hábitos saudáveis, alimentação balanceada, prática de atividade física e o cuidado com a saúde mental é parte do
A saúde da próstata merece atenção, especialmente com o passar dos anos. A melhor forma de detectar possíveis alterações precocemente é através de exames simples e seguros, realizados por profissionais da saúde de forma respeitosa e cuidadosa.
Conheça os principais exames que podem fazer parte desse cuidado:
Avalia os níveis de uma proteína produzida pela próstata. Alterações podem indicar inflamação, aumento benigno ou até câncer — mas não significam diagnóstico definitivo. Serve como um sinal de alerta para investigar melhor.
Permite ao médico avaliar diretamente a próstata, identificando possíveis alterações que o exame de sangue pode não mostrar. É rápido, seguro e feito com total respeito.
Cada pessoa é única. Por isso, a decisão sobre fazer os exames deve ser tomada com orientação, confiança e informação clara. Cuidar da saúde começa com o diálogo. 💙
Cuidar da saúde é um ato de amor-próprio