Nossos médicos estão doentes

Nossos médicos estão doentes

Sem dúvidas, lutar pela qualidade de vida dos pacientes é uma das mais nobres missões que um profissional da área da saúde pode exercer, principalmente aqueles que visam otimizar a saúde física e mental da população, buscando reduzir as doenças associadas ao envelhecimento.

Ao mesmo tempo, sabemos que o exercício da medicina possui fortes impactos emocionais, já que a profissão envolve uma série de responsabilidades e demandas que impactam, literalmente, a vida dos pacientes.

Sendo assim, é comum que tenhamos como resultado anseios que, em geral, não costumam ser discutidos ou compartilhados.

A literatura* aponta diversos aspectos do exercício profissional na área da saúde e quando falamos especificamente sobre a medicina, encontramos dados como:

  • Os médicos trabalham mais que a maioria das pessoas (15 horas por semana a mais que outros profissionais);
  • Tiram menos tempo de férias (4 semanas/ano X 8 semanas/ano de outros profissionais);
  • Trabalham maior número de anos do que a população geral.

Um dos principais objetivos da SOBRAF é zelar pelo nível ético, eficiência técnica e sentido social do exercício profissional, bem como promover a defesa dos interesses dos profissionais atuantes na área da saúde. 

Dessa forma, entendemos a relevância do compartilhamento de experiências, de modo que possamos colaborar com a redução do estresse e o crescimento profissional dos nossos associados e de toda a classe de profissionais que promovem a saúde.

Fonte* { A saúde do médico – https://bit.ly/32Uktg3 }