Os efeitos do sono de má qualidade na saúde de um indivíduo

Os efeitos do sono de má qualidade na saúde de um indivíduo

Não é incomum ouvirmos sobre as dores no corpo ou fadiga por causa de uma noite mal dormida, no entanto, quais os efeitos do sono de má qualidade na saúde de um indivíduo? 

O sono de qualidade é considerado um dos três pilares para alcançar uma vida de qualidade. 

Contudo, cada vez mais pesquisas comprovam que uma noite mal dormida pode trazer malefícios bem mais graves do que somente fadiga mental no dia seguinte. 

Quanto mais a privação de sono torna-se algo recorrente no cotidiano do paciente, maior se torna o risco que ele corre de desenvolver patologias graves. 

Para entender os efeitos do sono de má qualidade na saúde, continue a leitura. 

Afinal, quais são os efeitos do sono de má qualidade?

Segundo a Associação Mundial de Medicina do Sono, os problemas de sono constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de mais de 45% da população mundial. 

Infelizmente, cada vez mais é normalizado o sono de má qualidade. Às vezes até romantizado e levado como recorde e motivo de orgulho, principalmente entre os jovens. 

Os adolescentes (desde o início da puberdade até os 21 anos de idade) são a subpopulação mais cronicamente restrita ao sono em todo o desenvolvimento humano. 

Dados de todo o mundo sugerem que os adolescentes dormem muito tarde e muito pouco, o que sustenta o fato acima citado.

Em artigo publicado na Nature Reviews Psychology é analisado que, embora os problemas do sono tenham sido considerados um sintoma da depressão na adolescência, evidências emergentes sugerem que as dificuldades do sono surgem antes da depressão. 

Dois terços dos adolescentes deprimidos têm pelo menos um transtorno comórbido. 

Depois dos distúrbios do sono, a ansiedade é o problema de saúde mental comórbido mais comum em adolescentes com depressão

Um artigo feito pela Royal Society for Public Health, em conjunto com a University of Oxford, consta que quem tem maior privação de sono corre um risco muito mais alto de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e, como dito antes, depressão.

Evidências reunidas durante a pesquisa concordam: o sono desempenha um papel fundamental na proteção de doenças graves.

Dentre os problemas com a nossa saúde e bem-estar, os acidentes relacionados com o sono são uma das principais causas de lesões e morte.

Além do fato de que dormir mal aumenta o risco de doenças crônicas, incluindo pressão alta, diabetes, depressão, câncer, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. 

A má qualidade do sono também está relacionado à obesidade em crianças e adultos e à redução da qualidade de vida e morte precoce. Em idosos, também pode estar relacionado ao declínio cognitivo.

Apesar de todas essas evidências, o número de pessoas que não dormem o suficiente é cerca de 4 em cada 10. Enquanto 1 em cada 5 pessoas dorme mal na maioria das noites.

Hoje, o sono de má qualidade representa o segundo problema de saúde mais comum de queixa após a dor.

Compreenda a importância do sono para a saúde

Assim como existem consequências nocivas para a saúde, devido ao sono de má qualidade, quando respeitamos o ciclo do sono e conseguimos uma boa noite de sono, podemos obter inúmeros benefícios para a nossa vida.

Afinal, dormir bem é essencial para a manutenção da nossa saúde.

Entretanto, muito se discute a respeito do correto número de horas ou até mesmo sobre a hora certa para dormir e acordar, a fim de garantir um sono de qualidade.

Uma base importante para um sono de qualidade é o respeito ao ciclo circadiano, também chamado de ritmo circadiano – o mecanismo responsável por regular as ações do organismo humano de acordo com o dia e a noite.

Respeitar o ritmo circadiano é fundamental para a qualidade de vida.

Além de proporcionar o descanso necessário, obter um sono de qualidade pode trazer benefícios à longo prazo, como por exemplo a manutenção do sistema imunológico, auxiliando na proteção do corpo contra possíveis ataques, ou até mesmo o gerenciamento de estresse, afinal, estar descansado para enfrentar a rotina de trabalho com energia e disposição facilita a realização de tarefas cotidianas.

Dicas para ter um sono de qualidade

Como foi possível compreender, os efeitos do sono de má qualidade na saúde de um indivíduo são muitos, assim como os efeitos de uma noite bem dormida são também.

Afinal, o nosso corpo precisa do sono não somente para descansar, mas para funcionar plenamente ao longo do dia.

Então, confira algumas dicas para ter um sono de qualidade. 

Dica #1 – Ambiente propício 

Segundo os pesquisadores, a luz ambiente possui efeito significativo sobre os níveis de melatonina no organismo, afetando diretamente a qualidade e quantidade de sono do indivíduo, além de afetar a pressão arterial e a regulação dos níveis de glicose.

A exposição à luz durante a noite prejudica a produção de melatonina, encurtando a sua duração em cerca de 90 minutos, de acordo com estudo.

Isso significa que, até no máximo às 23h, um indivíduo deve deitar em um ambiente tranquilo e totalmente escuro.

Afinal, qualquer influência relacionada à luz, como abajures, celular e outras luzes no quarto podem acarretar problemas relacionados ao sono.

Dica #2 – Mantenha uma alimentação saudável

A nossa alimentação pode afetar a qualidade do sono, seja negativa ou positivamente.

De acordo com um estudo, consumir alimentos muito próximo ao horário de dormir afeta a qualidade do sono de indivíduos considerados saudáveis. Alimentos processados, com muito açúcar ou gordura devem ser evitados, principalmente nesse horário.

Além disso, outra pesquisa, realizada em homens, concluiu que dormir mal influencia para o aumento da fome e da ingestão de alimentos no dia seguinte.

Portanto, cuidar o tipo de alimento que vai ingerir antes de dormir é essencial para um sono de qualidade e, consequentemente, uma vida de qualidade. 

Dica #3 – Crie uma rotina 

Como citado anteriormente, o corpo humano funciona de acordo com o ritmo circadiano, ou seja, ele está alinhado com o nascer e o pôr-do-sol.

Por conta disso, criar uma rotina para dormir e acordar em horários específicos e definidos, é excelente.

Pesquisadores destacam a relação entre a irregularidade no sono, o ritmo circadiano e os níveis de melatonina.

Se você experiencia dificuldades para dormir bem, o ideal é investir em uma rotina diária (nos finais de semana também) para dormir e acordar no mesmo horário.

Dessa forma, o processo torna-se natural e confortável, além de melhorar a qualidade do sono e da vida.

Dormir bem é essencial para a saúde do corpo e da mente do ser humano, sendo o sono de qualidade um grande contribuinte para a promoção de uma longevidade mais saudável.

Por conta disso, cabe ao profissional médico o indispensável papel de preocupação a respeito da qualidade do sono de seus pacientes, bem como a instrução para que esse momento ocorra.