Panorama da saúde da mulher

Panorama da saúde da mulher

Um Panorama da saúde da mulherA saúde feminina é um assunto muito importante e deve ser tratado com seriedade e cuidado. As mulheres passam por diversas fases da vida e em cada uma delas é necessário tomar medidas específicas para manter a saúde em dia. 

É fundamental que a mulher e os profissionais da saúde tenham conhecimento sobre o corpo da mulher e sobre as mudanças que ocorrem em cada uma dessas fases para que possam cuidar da saúde de maneira adequada.

A população feminina é maioria no Brasil, representando 51%, segundo os dados do IBGE.

Ainda assim, apesar de serem a maioria, ainda é relativamente novo o cuidado com a saúde da mulher, tendo pouco mais de 3 décadas, em relação às políticas e aos protocolos. Afinal, as mulheres sempre foram relacionadas com cuidadoras, não somente de crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade.

Considerando este cenário, é importante implementar na atividade médica, o olhar para a saúde feminina sob a perspectiva dos diversos aspectos que a envolvem, incluindo cenários como o ambiente em que vivem, o seu momento de lazer, sua alimentação, condições de trabalho e renda, por exemplo.

Um olhar sobre a saúde feminina

As mulheres têm particularidades que as diferenciam dos homens, especialmente no que diz respeito aos aspectos biológicos, sociais e culturais. 

É importante ressaltar que a saúde da mulher deve ser vista de forma integrada, ou seja, envolvendo aspectos físicos, mentais e sociais.

Diversas doenças são mais comuns em mulheres do que em homens. Por exemplo, a osteoporose, a endometriose, a síndrome do ovário policístico e o câncer de mama são doenças que afetam principalmente as mulheres.

Além disso, os hormônios sexuais femininos, como o estrogênio e a progesterona, podem influenciar a saúde de diversas formas.

Por exemplo, o estrogênio pode ajudar a proteger o coração e os ossos, mas também aumentar o risco de câncer de mama e de trombose. 

Já a progesterona pode causar sintomas como irritabilidade, ansiedade e depressão.

Por isso, é importante que as mulheres fiquem atentas aos sinais do corpo e busquem ajuda médica sempre que necessário. Além disso, é importante que as mulheres se informem sobre sua própria saúde e conheçam bem seu corpo, para que possam identificar eventuais alterações e buscar ajuda o quanto antes.

A importância da saúde ovariana para a medicina

Os ovários são as glândulas reprodutoras femininas responsáveis pela produção de hormônios sexuais e pela ovulação. 

A saúde ovariana é fundamental para a fertilidade e para a saúde geral da mulher. Alguns problemas comuns que podem afetar os ovários são a síndrome do ovário policístico, a endometriose e o câncer de ovário.

A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma condição que afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. Ela pode causar infertilidade, acne, queda de cabelo, irregularidade menstrual e aumento de peso. 

Já a endometriose é uma doença em que o tecido que reveste o útero cresce fora dele, podendo causar dor e infertilidade. O câncer de ovário é um tipo de tumor que pode crescer silenciosamente e ser descoberto apenas em estágios avançados.

Por isso, é importante que a comunidade médica oriente e estimule a mulher a realizar consultas ginecológicas regulares e exames de rotina para identificar qualquer problema ovariano precocemente.

Além disso, é fundamental que os profissionais de saúde tenham conhecimento sobre a saúde ovariana para orientar as mulheres sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas a esse órgão, garantindo a saúde e o bem-estar das mulheres em todas as fases da vida.

O uso de anticoncepcionais hormonais e a depressão

Os anticoncepcionais hormonais são muito utilizados pelas mulheres para prevenir a gravidez e tratar problemas como a síndrome do ovário policístico e a endometriose. 

Contudo, alguns estudos têm apontado uma possível relação entre o uso desses medicamentos e a depressão.

Um estudo realizado na Dinamarca com mais de um milhão de mulheres entre 15 e 34 anos de idade concluiu que o uso de anticoncepcionais hormonais está associado a um aumento no risco de diagnóstico de depressão e uso de antidepressivos. 

No entanto, é importante ressaltar que esse risco é pequeno e que o uso de anticoncepcionais hormonais é seguro para a maioria das mulheres.

Reposição Hormonal na Menopausa e a recuperação da qualidade de vida

A menopausa é um período importante na vida da mulher, marcado pela interrupção da menstruação e pela diminuição da produção hormonal pelos ovários. 

Esse período pode trazer diversos sintomas desagradáveis, como ondas de calor, suores noturnos, irritabilidade e insônia.

A Terapia de Reposição Hormonal tem sido reconhecida como uma importante forma de assegurar o bem-estar das mulheres, prevenindo os efeitos nocivos da menopausa em suas vidas.

Ao repor os hormônios que o corpo deixa de produzir, a TRH ajuda a aliviar os sintomas da menopausa e a prevenir doenças associadas à falta de estrogênio.

No entanto, é importante ressaltar que a TRH não é indicada para todas as mulheres e deve ser prescrita por um médico, após avaliação individualizada dos benefícios e riscos.

A saúde feminina é um tema complexo e importante, que envolve diversos aspectos da vida da mulher. É importante que as mulheres sejam informadas sobre sua própria saúde e busquem ajuda médica sempre que necessário. 

Além disso, é importante que os profissionais de saúde estejam atentos às particularidades da saúde feminina e saibam como diagnosticar e tratar as condições que afetam principalmente as mulheres.