Obesidade e Longevidade Saudável

Obesidade e Longevidade Saudável

É cada vez mais frequente a existência de estudos científicos que comprovam a relação da composição corporal equilibrada com a longevidade saudável dos indivíduos.

Um estudo* publicado no American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que homens de meia idade com índices equilibrados de gordura corporal e massa muscular esquelética tendem a ter uma melhor qualidade de vida durante o processo de envelhecimento. 

No total, foram 1354 homens nascidos entre 1919 e 1934 participando do estudo.

Em 1985 e 1986, quando os participantes tinham a idade média de 60 anos, foram calculados os índices de gordura corporal e massa muscular.

Anos depois, em 2000 e 2007 (quando os participantes apresentavam idade média de 74 e 80 anos) foi percebido que aqueles que demonstravam maiores índices de massa muscular aos 60 anos (1985 e 1986) tiveram uma melhor qualidade de vida durante a velhice, com bons índices de funcionamento físico, vitalidade, sociabilidade e saúde em geral. 

Durante o acompanhamento de 32 anos realizado para o estudo, 962 participantes faleceram e 281 atingiram os 90 anos de idade. 

O fato interessante é que, de acordo com os autores, os indivíduos com maior massa muscular tiveram mais chances de alcançar os 90 anos, enquanto os participantes com maiores índices de gordura corporal apresentaram mais dificuldade de viver até os 90 anos de idade. 

O estudo nos mostra a importância da manutenção de uma alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e a atenção médica sobre os declínios hormonais que podem prejudicar o ganho de massa muscular e colaborar com o aumento de gordura corporal.

Fonte*: {American Journal of Clinical Nutrition Disponível em: https://bit.ly/354KyM2}