A importância da hormonologia para a saúde do seu paciente

A importância da hormonologia para a saúde do seu paciente

A hormonologia é a ciência que estuda o papel dos hormônios no corpo humano. 

Apesar da sua importância, é uma área ainda pouco explorada e, muitas vezes, pouco considerada pela área da medicina. 

Esse campo de pesquisa busca compreender os processos que regulam nosso bem-estar, nossas rotinas, nosso sono, nossa capacidade produtiva, sexual e digestiva. 

Afinal, os hormônios constituem parte importante do nosso organismo, possibilitando o bom funcionamento do nosso corpo. 

Eles constituem uma substância tão universal e vital, que a sua observação pode ser usada tanto para tratar patologias, quanto para promover a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos.

Continue a leitura e entenda a importância da hormonologia para a saúde do seu paciente. 

Afinal, qual a importância da hormonologia para a saúde do seu paciente?

Os hormônios são fundamentais para a vida – eles regem ela!

Eles trabalham em sinfonia e são os responsáveis por controlar os processos físicos e psicológicos nas diferentes fases da nossa vida. 

Suas funções são importantes para o metabolismo, crescimento, disposição, fertilidade, desejo sexual, bem-estar e diversos outros setores do organismo.

As alterações hormonais podem tanto ser a causa, como a consequência de inúmeras patologias — que, muitas vezes, passam anos despercebidas. 

É o caso, por exemplo, do hipotireoidismo, endometriose, síndrome dos ovários policísticos (SOP), entre tantas outras que provocam desequilíbrios hormonais.

Neste sentido, a compreensão da hormonologia permite ao profissional uma melhor compreensão a respeito do funcionamento do corpo humano, o que facilita a busca de causas baseando-se  na sintomatologia do paciente. 

Além disso, esse conhecimento possibilita que o profissional tenha a capacidade de prevenir, tratar e fortalecer a saúde dos pacientes por meio do Tratamento de Reposição Hormonal (TRH), promovendo uma expansão da longevidade mais saudável para o indivíduo em questão. 

Por exemplo, um estudo realizado por cientistas da Universidade de Bristol, analisou os benefícios da reposição hormonal de cortisol e mostrou melhoras significativas na função cognitiva dos pacientes participantes do estudo. 

As descobertas se tornam importantes para auxiliar pacientes com insuficiência adrenal, uma consequência do declínio do cortisol no organismo humano.

Hormonologia: o estudo sobre o corpo humano e seus hormônios

A Hormonologia é a ciência que se interessa pelos hormônios, que busca entender seu papel no corpo, seu funcionamento e também os distúrbios causados quando sua produção se esgota ou sofre redução.

Os hormônios são substâncias químicas sintetizadas pelas glândulas endócrinas, como a tireóide, pituitária, dos ovários e testículos, entre outras. 

O hipotálamo e a hipófise são as duas glândulas cerebrais que, sozinhas, controlam todas as secreções hormonais no corpo. 

Portanto, é responsabilidade deste processo o controle, reparação e ativação de quase todas as funções essenciais, tais como: 

  • Metabolismo;
  • Crescimento;
  • Regulação da temperatura corporal;
  • Fome;
  • Sede;
  • Sono;
  • Puberdade;
  • Ciclo menstrual feminino;
  • Gravidez;
  • Amamentação;
  • Comportamento sexual;
  • Emoções.

Com os estímulos enviados, o hipotálamo responde liberando hormônios. 

Em resposta a um determinado sinal tais como desidratação ou estresse, por exemplo, essas glândulas liberam suas secreções no sangue. Isso as transporta para órgãos-alvo para estimular ou inibir uma resposta específica – reabsorção de água pelos rins, liberação de açúcar e aumento na pressão arterial.

Os hormônios são vitais para a saúde do ser humano

Como foi possível compreender, os hormônios controlam a maioria das funções essenciais do corpo humano, incluindo todos os processos metabólicos, reprodução, crescimento, regulação da sede ou do sono. E também a resposta do corpo ao estresse. 

Diante disto, a hormonologia é uma área essencial à prática médica, afinal, compreender o papel dos hormônios e como eles agem no corpo humano, é fundamental para tratarmos as mais variadas patologias.

Dessa forma, não só o médico, mas todo profissional da área da saúde deve buscar conhecimento sobre a área da hormonologia, com o intuito de  mudar sua percepção em relação à saúde integrada de um paciente.