A relação entre a longevidade e os relacionamentos

A relação entre a longevidade e os relacionamentos

A relação entre a longevidade e os relacionamentosO segredo da longevidade sempre foi desejado por muitos ao longo da história. No entanto, não se esperava que ele estivesse escondido na relação entre longevidade e os relacionamentos interpessoais de um indivíduo. 

Como seres sociáveis que nós somos, imaginava-se se nossas 

relações com outras pessoas poderiam influenciar na tão sonhada longevidade saudável. 

Não há dúvida de que as escolhas de estilo de vida e a genética desempenham papéis importantes tanto em nossa saúde quanto em nossa expectativa de vida. Nossa dieta, nível de atividade, hábitos e nossa genética previnem doenças e afetam a longevidade.

Continue a leitura e entenda a relação entre longevidade e relacionamentos. 

Afinal, qual a relação da longevidade e relacionamentos? 

A integração social está altamente ligada a um grau maior de qualidade de vida, melhor saúde e maior expectativa de vida. 

Diante disso, não surpreende os resultados do estudo “The good life and how to live it: lessons from the world´s longest study on happiness” sediado na Universidade de Harvard. 

Em 1938, pesquisadores de Harvard resolveram iniciar um estudo com 268 veteranos da universidade a fim de investigar quais fatores contribuem para uma vida mais saudável e feliz. Contudo, após cerca de 80 anos de pesquisa, eles conseguiram mais informações do que esperavam.

Atualmente, de todos os 268 participantes originais — todos homens, pois na época a universidade ainda não aceitava mulheres —, apenas 19 estão vivos.

Contudo, conforme o tempo passou, o estudo passou a abranger também as esposas e filhos dos participantes originais, totalizando mais 1300 participantes e, na década de 70, foram incluídos também 456 cidadãos residentes em Boston.

O estudo revela que são os relacionamentos interpessoais que mantêm as pessoas felizes ao longo da vida. Essas conexões ajudam as pessoas a lidar com dificuldades, retardam o declínio físico e mental e são um preditor melhor de uma vida longa e feliz quando comparadas a fatores como classe social, QI e até mesmo a genética. 

Esses resultados foram consistentes em toda a amostra, desde os universitários originais até os cidadãos inseridos no estudo posteriormente.

Tais resultados foram obtidos utilizando históricos médicos, centenas de questionários e entrevistas feitas com os participantes. 

Analisando as informações coletadas, foi perceptível que existe uma relação entre a prosperidade na vida das pessoas e a qualidade dos seus relacionamentos com as pessoas ao seu redor.

A satisfação com os relacionamentos aos 50 anos de idade se mostrou um fator mais importante para prever a saúde física. O estudo mostrou que as pessoas mais contentes com seus relacionamentos aos 50 anos de idade eram também os idosos mais saudáveis aos 80 anos. Enquanto isso, os participantes mais solitários faleceram mais cedo. 

A importância das conexões

Hoje em dia, muita atenção vai para o autocuidado. Mas a ciência aponta para cuidar dos outros como um fator-chave para cuidar de si mesmo.

Estudos comprovam que pessoas com amplas redes sociais são mais propensas a serem felizes, ter menos problemas de saúde, ter melhor saúde mental e uma longevidade saudável. 

A segurança e o apoio experimentados em nossas conexões ajudam a acalmar nosso sistema de resposta ao estresse, mantendo afastadas as doenças viciosas relacionadas ao estresse. 

Por outro lado, assim como foi comprovado por estudos durante a pandemia, a falta de conexão social pode contribuir para ansiedade, depressão e doenças relacionadas ao estresse, como inflamação, diabetes tipo 2 e câncer. 

No geral, o isolamento social pode aumentar nossa taxa de mortalidade em 91% e contribuir para a morte prematura. 

Inclusive, foi comprovado cientificamente que até a presença de animais de estimação é benéfica. 

Simplesmente ser grato pode dar um grande impulso ao seu humor, entre outros benefícios. Por exemplo, um estudo de duas partes descobriu que praticar a gratidão pode ter um impacto significativo nos sentimentos de esperança e felicidade.

Você pode tentar começar cada dia reconhecendo uma coisa pela qual é grato.

Não só isso, como também fazer um elogio pode ajudar no seu bem-estar. Um elogio sincero é uma maneira rápida e fácil de alegrar o dia de alguém e, ao mesmo tempo, dar um impulso à sua própria felicidade.

Uma pesquisa recente mostra que realizar atos de gentileza também pode ajudar a promover seu bem-estar geral.

Não restam dúvidas de que muito do nosso bem-estar vem da maneira como interagimos com outras pessoas. Essa interação pode trazer benefícios tanto para você quanto para o outro indivíduo, e seus limites são desconhecidos.