Exercício Físico: um aliado da longevidade saudável

Exercício Físico: um aliado da longevidade saudável

O exercício físico é uma das atividades mais importantes que uma pessoa pode fazer para manter uma vida longa e saudável. 

A prática pode auxiliar na prevenção de doenças, no fortalecimento do sistema cardiovascular e na melhora da saúde mental, por exemplo.

Além disso, uma pessoa que faz exercícios regularmente pode ter mais chances de evitar doenças crônicas que podem afetar a qualidade de vida.

#5 motivos para considerar o exercício físico um aliado da longevidade saudável

Motivo #1 – Auxilia na prevenção do câncer 

Evidências acumuladas demonstram que o exercício pode prevenir o câncer, controlar a progressão da doença, interagir com terapias anticâncer e melhorar o funcionamento físico e os resultados psicossociais.

Estudos que compreendem cerca de 700 ensaios de intervenção de exercícios exclusivos com mais de 50.000 pacientes com câncer, evidenciam o importante papel que o treinamento físico desempenha para o tratamento do câncer.

De acordo com os pesquisadores, a segurança e a viabilidade do treinamento físico estão firmemente estabelecidas no tratamento do câncer, bem como está evidente a ampla gama de efeitos benéficos nos resultados psicossociais e fisiológicos da prática.

Motivo #2 – Fortalece o sistema cardiovascular

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), descobriu que o exercício aeróbico ajuda a remover partes danificadas das células do coração.

A partir disso, ocorre o aumento da energia disponível para as células e a redução da produção de substâncias tóxicas que podem danificar o coração.

Segundo os pesquisadores, o objetivo da pesquisa é o de identificar alvos intracelulares que podem ser modulados por meio de fármacos para promover pelo menos parte dos benefícios cardíacos obtidos com a atividade física.

Dessa forma, além de incentivar a prática, também serão desenvolvidas outras metodologias para obter tais resultados positivos.

Motivo #3 – Fortalece a memória

A prática de exercícios aeróbicos ao longo de oito semanas pode resultar em uma taxa de geração de novos neurônios no hipocampo duas vezes maior em comparação àqueles que não se exercitam.

É o que apontam os resultados do artigo publicado em The Conversation. 

De acordo com a pesquisadora, estudos pioneiros de neuroplasticidade, demonstram múltiplas evidências científicas que apontam como fatores benéficos para o fortalecimento da memória, a dieta, o ambiente social, a novidade e o exercício físico.

Motivo #4 – Melhora a saúde mental

Atividades físicas são essenciais para controle de ansiedade e estresse. É o que demonstra um estudo da USP Ribeirão, realizado em parceria com professores e universidades de países da América Latina e Europa.

Os resultados obtidos mostram que pessoas com estilo de vida mais saudável, que já realizavam atividades físicas antes da pandemia da Covid-19 ou que aderiram à prática neste período, conseguem suportar melhor a ansiedade e o estresse provocados neste momento. 

Os pesquisadores descobriram que houve uma tendência crescente de transtornos mentais conforme os níveis de atividade física diminuíram no período de isolamento.

Motivo #5 – Ajuda no combate a doenças crônicas

O estudo “Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas” afirma que a inatividade física está fortemente relacionada à incidência e severidade de um vasto número de doenças crônicas. 

Considerando este cenário, o exercício físico é uma das ferramentas terapêuticas mais importantes para a promoção da saúde, sendo essencial a propagação desse conhecimento por parte de profissionais da área da saúde bem como da educação física.

Afinal, o exercício físico é um aliado da longevidade saudável?

A importância dos exercícios físicos na longevidade saudável é incontestável.

Como profissionais de saúde, devemos estar sempre atualizados com novos estudos e abordagens que podem complementar os tratamentos.

Recomendar a prática de exercícios físicos é fundamental para uma rotina equilibrada e saudável, principalmente porque não há longevidade saudável sem exercícios físicos.