Os hábitos do seu paciente não afetam somente ele

Os hábitos do seu paciente não afetam somente ele

Os hábitos do seu paciente não afetam somente ele

A recomendação sobre adotar um estilo de vida saudável é uma conduta médica amplamente consolidada.

Contudo, você sabia que os hábitos do seu paciente não afetam somente ele?

Com isso, queremos dizer que a adoção de hábitos saudáveis têm um impacto para além da vida pessoal de um indivíduo, sendo importante para construir uma sociedade mais saudável. 

Continue a leitura e entenda por que os hábitos do seu paciente não afetam somente ele. 

Por que os hábitos do seu paciente não afetam somente ele?

A adoção de hábitos saudáveis é recomendada mundialmente, não só pelos profissionais da saúde, como também por instituições como a ONU. 

No entanto, ainda enfrentamos uma longa batalha na promoção da vida saudável. Afinal, não são todos os indivíduos e profissionais da área que disseminam a informação sobre os efeitos benéficos da alimentação saudável, prática de exercícios físicos, qualidade do sono, gerenciamento de estresse e também da terapia de reposição hormonal como um método preventivo para uma vida longeva e saudável.

Segundo um grupo de pesquisadores da American Heart Association, comportamentos de estilo de vida saudáveis, como o controle de níveis de açúcar, evitar o tabagismo e a inclusão da prática de exercícios são essenciais para manter a boa saúde do cérebro.⠀

Se a qualidade de vida de todos os indivíduos depende muito da nossa rotina diária, não é surpreendente dizer que um ambiente que propicie isso aumenta proporcionalmente a qualidade de vida. 

No entanto, quando esses hábitos não são adotados, as consequências afetam muito além da vida pessoal do indivíduo. 

Por exemplo, ao consumir alimentos ultraprocessados, contribuímos para o aumento da poluição, o que, por sua vez, prejudica a saúde humana.

Segundo um estudo, um crescente corpo de evidências epidemiológicas ligando a poluição do ar a vários distúrbios cerebrais sugere que esses efeitos adversos são produzidos por mecanismos compartilhados por esses distúrbios. 

Isso evidencia o ciclo em que nos encontramos como sociedade: uma simples ação desencadeia mudanças não somente na vida do seu paciente, como também daqueles que vivem ao seu redor.

Qual é o papel do profissional da saúde na promoção do bem-estar do paciente?

Como profissionais da saúde, é nosso dever garantir a saúde integral dos pacientes, compreendendo todas as variáveis que podem afetar o seu bem-estar e a sua qualidade de vida. 

Para isto, cabe ao profissional adotar certas práticas e cuidados em prol do bem-estar do indivíduo que confia a ele a sua saúde. 

Uma das práticas mais difundidas é o atendimento personalizado e com olhar integral ao paciente.

Esta é uma prática que se baseia no respeito e na atenção ao paciente para que este se sinta valorizado, trazendo maior relevância à consulta e ao tratamento. 

Segundo pesquisas, pessoas com maior peso corporal e gordura corporal tendem a experimentar viés de peso em ambientes de saúde, o que significa que os profissionais de saúde podem se concentrar apenas no seu peso, independentemente do motivo da procura por atendimento médico.

Isso pode fazer com que as pessoas percam a confiança nos profissionais de saúde e atrasem o diagnóstico, o tratamento e o atendimento.

Considerando este contexto, o atendimento personalizado promove a diferença na saúde do paciente.

Além disso, o conhecimento em hormonologia também é de grande auxílio no processo de entender o caso do paciente e pensar em um tratamento especializado para ele. 

A adoção deste tipo de conduta profissional aproxima o médico de seu paciente, promovendo a preservação da sua saúde, bem como garantindo o aumento da qualidade de vida da população.