Pilares fundamentais para construir sua carreira médica de sucesso

Pilares fundamentais para construir sua carreira médica de sucesso

A Medicina é uma área extremamente desafiadora. Ao mesmo tempo em que a graduação expande o conhecimento para que o graduado seja inserido no mercado de trabalho, via de regra, assim como em outras graduações, a realidade prática profissional e o direcionamento de carreira não são verdadeiramente trabalhados.

O Brasil tem formado atualmente cerca de 35 mil novos médicos por ano. Entretanto, os programas de residência médica que, geralmente, permitem o contato mais aprofundado com a prática não acompanham esse crescimento no número de vagas.

Além disso, os cursos de pós-graduação em sua maioria seguem a vertente teórica de ensino, contribuindo para o afunilamento e aperfeiçoamento do conhecimento, mas nem sempre para a realidade prática, o que acaba por acarretar indecisão e até insegurança para o desenvolvimento da carreira médica.

A SOBRAF preparou este artigo com o intuito de apoiar profissionais da área, mas especialmente estudantes de medicina e médicos recém-formados, a encontrarem um caminho de satisfação e sucesso na carreira médica.

Para isso, você verá a seguir uma breve apresentação da realidade da área e etapas importantes a serem consideradas e trilhadas por quem está iniciando na profissão. Seja qual for o seu caminho (consultório, pesquisa científica, professor, palestrante).

 

 

Repensando o papel do médico

Tradicionalmente, a formação médica concentra-se principalmente na identificação e tratamento de doenças. São anos estudando uma ampla gama de condições médicas, aprendendo a reconhecer sintomas e prescrever tratamentos, via de regra, medicamentosos.

Embora importante também, esse modelo é limitante, na medida em que não fornece respostas para a maior parte dos problemas que aparecem no dia a dia, sobretudo porque é superficial quanto a ciências basilares como a Fisiologia, Hormonologia, Metabologia, Nutrição e outras que podem explicar a origem das questões de saúde.

Para traçar uma carreira médica de sucesso, é fundamental relembrar que a verdadeira essência da medicina reside no cuidado holístico do paciente, abordando não apenas as doenças manifestas, mas também promovendo e mantendo a saúde em geral.

Isso requer uma mudança de paradigma na formação médica para maior aproximação com esses assuntos, com um foco renovado para a prevenção, a promoção da saúde e a compreensão das causas subjacentes das doenças.

 

Mais atenção à saúde e nem tanto às doenças

Médicos não podem se atentar apenas às doenças em si, mas também às determinantes sociais, ambientais e comportamentais da saúde. Todos precisam entender como fatores como estilo de vida, dieta, exercício, estresse e meio ambiente podem influenciar a saúde de um indivíduo.

Ao compreender esses aspectos mais amplos, certamente estarão mais bem equipados para ajudar seus pacientes a viverem de maneira mais saudável, mantendo sua saúde e, principalmente, prevenindo doenças.

Além disso, é preciso adotar uma abordagem que coloca o paciente no centro, considerando não apenas os aspectos físicos da saúde, mas também os aspectos emocionais, sociais e espirituais. Isso significa ouvir atentamente, se importar, entender suas preocupações e valores, e trabalhar em colaboração para desenvolver programas de tratamento personalizados que contemplem suas necessidades individuais.

Com maior concentração no cuidado da saúde do que da doença, médicos podem ajudar a transformar vidas, mas também podem contribuir para a redução dos custos com saúde, o aprimoramento do sistema de saúde como um todo e, consequentemente, alcançar maior satisfação profissional a partir de melhores resultados.

 

Pilares do desenvolvimento de carreira

Dito isso, abaixo você verá alguns pilares que nós da SOBRAF, uma Sociedade Médica ainda composta por maioria de médicos mais experientes, consideramos fundamentais ao desenvolvimento de uma carreira médica sólida:

1 – Escolha uma especialidade, mas não deixe de ser “generalista”

Atualmente, existem 55 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina e essa grande variedade facilita o encontro com um universo de maior afinidade profissional. E este é o primeiro ponto fundamental: escolha sua especialidade por afinidade e nunca por expectativa de crescimento financeiro apenas.

De toda forma, tornando-se especialista ou não, jamais perca de vista a necessidade de conhecer e compreender as formas de promoção de saúde geral daqueles que recorrem a você. A abordagem excessivamente pontual dificilmente permite a entrega de resultados reais em saúde e qualidade de vida.

A vivência prática evidencia isso com muita clareza e em pouco tempo. Compartimentar demais o conhecimento pode “engessar” a prática e impedir que o médico enxergue e esteja apto para aplicar abordagens mais efetivas de tratamento da saúde.

Além disso, especializações têm alto valor na medicina, mas não são um fator determinante para o sucesso na carreira, os resultados em saúde e qualidade de vida que um médico proporciona, sim.

2 – Invista em educação continuada

Invista tempo e esforço em aprimoramento contínuo, buscando instituições de ensino respeitáveis. Esteja aberto a oportunidades de aprendizado contínuo e desenvolvimento profissional ao longo de toda a sua carreira. Mantenha-se atualizado com as últimas pesquisas, tecnologias e práticas médicas. Nunca subestime o valor da educação continuada para lhe apresentar novas e melhores oportunidades de desenvolvimento profissional.

A SOBRAF possui uma parceria valiosa com a Longevidade Saudável, instituição de ensino pioneira na área da Medicina Integrativa, que possui um programa educacional completo para médicos, incluindo curso, pós-graduação, congresso e seminário internacionais e outros cursos de extensão, abordando teoria e prática que podem nortear e impulsionar a carreira médica independentemente da especialidade, a partir do aprimoramento do raciocínio clínico.

Nossos associados podem usufruir de condições especiais para se manterem em uma jornada permanente de educação junto dessa instituição.

 

3 – Priorize a troca de conhecimentos com médicos mais experientes

Estar em contato com médicos de áreas diversas que já possuem maior bagagem profissional é, sem dúvida, um divisor de águas. Portanto, vale a pena estar inserido em encontros e eventos, presenciais ou online, para exercitar essa troca e adquirir o quanto antes experiências que demandam tempo para serem obtidas.

Periodicamente, promovemos Sessões Clínicas para discussão de casos clínicos reais entre colegas médicos de áreas distintas, sempre com o intuito de permitir o acesso a percepções e abordagens diversas que enriquecem a prática e contribuem com melhores resultados.

 

4 – Cultive habilidades de comunicação

A comunicação eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer médico. Desenvolva habilidades sólidas de comunicação para se conectar com seus pacientes, colegas e equipe multidisciplinar.

Aprenda a ouvir atentamente, expressar-se claramente e transmitir empatia. Entenda as necessidades e preocupações dos seus pacientes e trabalhe para construir relacionamentos de confiança.

Lembre-se de que a medicina é uma profissão centrada nas pessoas, e a empatia é uma qualidade essencial para um médico bem-sucedido. Da mesma forma, a manutenção da saúde é um processo que envolve, prioritariamente, hábitos e estilo de vida saudáveis. Portanto, conseguir transmitir sua mensagem aos seus pacientes deve ser, também, um pilar das estratégias terapêuticas, para que as pessoas possam fazer a parte delas fora dos consultórios.

5 – Cuide da sua própria saúde

Não deixe o cuidado da sua própria saúde física, mental e espiritual para depois!

Em todas as etapas da carreira, ou até mesmo antes dela, ainda na graduação, sempre terão obstáculos e projetos para tocar que podem lhe afastar dos cuidados com a sua própria saúde. E o que se vê com muita frequência são médicos do mais alto gabarito que alcançaram sucesso financeiro, mas não possuem boas condições de saúde para usufruir do que construíram.

Além disso, médicos também devem se preocupar em ser exemplo para seus pacientes, praticando em si mesmos aquilo que orientam como sendo uma boa prática de saúde.

Uma carreira médica de sucesso é o resultado de dedicação, paixão e comprometimento com a excelência.

 

6 – Foque em promover resultados em qualidade de vida

Na Medicina, assim como em outras áreas, o crescimento profissional e financeiro está diretamente atrelado e é proporcional aos resultados que um profissional é capaz de promover.

Logo, manter o foco em contribuir com a melhora real da saúde e qualidade de vida das pessoas deve ser objeto de constante perseguição pelo médico, posto que isso lhe permitirá desenvolver uma relação duradoura e de confiança com pacientes, podendo trazer, com o tempo, resultados financeiros sustentáveis.

 

Conclusão

Como estudante de medicina ou jovem médico, você está no início de uma jornada emocionante e desafiadora. Não deixe de incluir esses 6 pontos de crescimento com determinação, mantenha-se fiel aos seus valores e objetivos, e você estará bem encaminhado para uma carreira médica gratificante e significativa.

Lembre-se sempre do impacto positivo que você pode ter na vida dos seus pacientes e na sociedade em geral.

Junte-se à nossa comunidade e explore os vastos recursos e oportunidades de aprendizado que oferecemos. Siga a SOBRAF no Instagram para se manter atualizado sobre nossas atividades e contribuições no campo da fisiologia, da saúde e da qualidade de vida.