Marketing Médico nas redes sociais: um guia para falar o certo, na hora certa, com as pessoas certas

Marketing Médico nas redes sociais: um guia para falar o certo, na hora certa, com as pessoas certas

Atualmente, as redes sociais desempenham um papel crucial na construção e na promoção da carreira médica. Com ajuda dessa ferramenta, médicos podem se posicionar no mercado, dar visibilidade à sua autoridade, ser encontrados por novos pacientes, se aproximar de seu público, educá-lo e estabelecer relações de confiança.

Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, compartilhar conteúdo inteligente e relevante, valendo-se de artigos, vídeos educativos, experiências pessoais, orientações de cuidado da saúde e muitos outros materiais, é um dos melhores meios para elevar a consciência de toda uma audiência sobre um assunto, um modelo de trabalho, uma forma de atuação e tudo mais que pode contribuir para o crescimento de um profissional ou, ainda, de uma clínica médica.

Para contribuir com essa jornada, preparamos o artigo abaixo, no qual abordamos de forma objetiva e útil os principais pontos a serem levados em consideração para que você possa aperfeiçoar seu projeto digital, ou iniciá-lo hoje mesmo, tornando-o sustentável para colher bons resultados com estratégia e ética.

O que é marketing de conteúdo e por que se valer dele?

Marketing de conteúdo é um conjunto de ações estratégicas de criação e publicação de conteúdo personalizado para atrair, educar, se conectar e construir relação de confiança com um público ideal.

Como conteúdo personalizado, é preciso entender que o teor daquilo que você divulga deve ter a ver com o que você faz, sim, mas precisa se adequar aos interesses e à realidade de quem deve ser atraído pela mensagem. Dessa forma, você, emissor do conteúdo, será percebido como detentor de conhecimentos e soluções únicas. Portanto, não é falar sobre o que você faz, é falar sobre o que você sabe e como isso se adequa à vida do seu público.

Na medicina, a confiança rege toda a relação médico-paciente e com o marketing de conteúdo nas redes sociais é possível que esse sentimento seja desenvolvido antes mesmo da primeira consulta.

Para entender a importância disso, basta refletir sobre o seu próprio comportamento quando precisa comprar um produto, contratar um serviço ou encontrar um profissional capacitado para resolver um problema. Você busca mais informações? Onde costuma fazer isso? E quando encontra o que precisava, o que você sente sobre quem lhe instruiu?

Antes, tínhamos apenas os amigos ou familiares para pedir uma indicação. Hoje, a internet oferece todo tipo de informação sobre tudo e, acredite, profissionais como você também são “investigados” e, quando fornecem as explicações que as pessoas precisam, tornam-se referências para elas. É a relação começando antes mesmo do primeiro contato direto.

Portanto, interprete seu projeto no mundo digital como uma extensão de seu consultório ou clínica.

 

Você precisa ser estratégico!

Da mesma maneira que esse mar de possibilidades chamado internet está aberto para você, outros inúmeros médicos, ou profissionais e empresas das mais diversas áreas, também estão dispostos a nadar. Por essa razão, a diferenciação é a palavra de ordem para quem deseja encontrar terra firme.

Há quem pense que, para isso, é necessário inventar uma nova roda (ou, na nossa analogia, um novo motor para o barco). Porém, é totalmente possível partir com um bom veleiro, desde que você saiba posicionar suas velas. E isso se faz com estratégia.

A estratégia é uma reunião de dados que lhe permitirá entender onde você se encontra hoje e traçar uma rota que lhe leve onde quer chegar, com mais rapidez e assertividade.

Enxergue como uma boa anamnese, somada a completa e detalhada investigação clínica e laboratorial, que vai lhe permitir traçar um programa assertivo de cuidado da saúde do seu paciente e, inclusive, prever os resultados que poderão ser atingidos, caso o plano seja realmente seguido.

Não basta abrir sua câmera e gravar. Não basta escrever um belo texto. É preciso falar o certo, no momento certo, para as pessoas certas.

 

Elaborando um plano de marketing médico para redes sociais

A rotina de um médico não é nada fácil, então é natural que, à primeira vista, você pense que é impossível incluir o trabalho de criação de conteúdo entre suas consultas e plantões.

Não dá para dizer que você não precisará dedicar tempo algum a isso, afinal a figura central do projeto é você. Mas o passo a passo a seguir vai ajudar para que você não perca tempo e consiga incluir em seus dias, de maneira funcional, seu trabalho de marketing. Anote tudo!

 

Passo 1 – Objetivos e metas (Por que criar conteúdo?)

Defina onde seu projeto deve lhe levar. Pense em seus objetivos profissionais e coloque no papel um cenário concreto que sinalize que você chegou.

Veja exemplos: atrair 50 novos pacientes em 6 meses; realizar 30 atendimentos particulares por mês e me desvincular dos planos de saúde; vender 150 vagas do meu curso online em 15 dias;

Passo 2 – Posicionamento (Para que criar conteúdo?)

Defina em uma frase como você deseja ser reconhecido pelo público. Para isso, o ideal é reunir aquilo que você gosta e tem experiência com o que lhe proporciona retorno.

Veja exemplos: referência em emagrecimento saudável para mulheres 50+; referência no tratamento integrativo da Síndrome dos Ovários Policísticos; referência em otimização metabólica para atletas;

Passo 3 – Público-alvo (Para quem criar conteúdo?)

Descreva o perfil de pessoa a quem você destina seu trabalho. Pense no seu modelo de atendimento, nas terapias e procedimentos que oferece e considere o posicionamento que definiu no passo anterior para traçar uma personalidade que se encaixa nesse trabalho e pode ser significativamente beneficiada por ele.

Se você já possui pacientes (ou alunos do curso) desse perfil, reproduzir suas características pode ser valioso. Descreva sexo, idade, perfil econômico, grau de instrução, hábitos, gostos, principais dificuldades, objetivos de vida…

Passo 4 – Ideias de conteúdo (O que falar?)

Olhando para o perfil ideal que você descreveu, construa uma lista de assuntos que você domina e têm relação com o seu trabalho que são de interesse desse público. Lembre-se que, com o perfil traçado, você já possui uma boa noção do que ela não sabe ou pensa que sabe, do que ela deseja e que você pode ajudar a alcançar, do que ela ainda não deseja porque não conhece…

Você pode separar por temas macro (alimentação, saúde mental, hormônios…) e dentro deles inserir assuntos (tipos de alimento, depressão e ansiedade, hormônios em espécie). Esse afunilamento é quase infinito, no caso da saúde!

Se recordar das perguntas mais recorrentes e feitas diretamente a você em seu consultório ajuda a encorpar sua lista. Crie o hábito de ter papel e caneta ao lado para anotar ao final de cada consulta.

Passo 5 – Frequência (Quando falar?)

Com sua lista em mãos, divida os temas regularmente em um calendário/agenda para que você possa partir para a produção de textos e vídeos de maneira contínua. Se sua lista tem, por exemplo, 15 temas, separe 3 para cada semana, defina os dias que serão publicados e produza.

O ideal é intercalar os assuntos e não concentrá-los em uma mesma semana.

 

Você pode gostar de ler também sobre Pilares Fundamentais para Construir sua Carreira Médica de Sucesso

 

O segredo é seguir o plano

Assim como o cuidado com a saúde, o sucesso do seu projeto de marketing vai depender do que você será capaz de se manter fazendo ao longo do tempo. Não existe pílula mágica, é uma construção.

Uma vida saudável requer disciplina para manter hábitos saudáveis, equilíbrio, constância, ação e vontade. Criar conteúdo profissional para redes sociais e colher os resultados disso também! O segredo é ter um plano como esse que você construiu com os 5 passos acima e segui-lo.

Durante todo o percurso, revisite as anotações referentes aos objetivos, ao posicionamento, ao público, e nunca perca esses pontos de vista. Eles devem servir tanto de norte para a sua trajetória, como de parâmetros para verificar se você está no caminho e direção certos.

Convidamos todos os interessados a se juntarem à nossa comunidade e a explorarem os vastos recursos e oportunidades de aprendizado que oferecemos. Siga a SOBRAF no Instagram para se manter atualizado sobre nossas atividades e contribuições no campo da fisiologia, da saúde e da carreira médica.

 

Para ser um Médico Associado SOBRAF, toque aqui.